ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL GUIMARÃES
Rua da Rainha Dª Maria II, 58 - 4800-333 GUIMARÃES * info@acig.pt * Tel.: 253 420 222 * Fax.: 253 523 391
 Informações>>
  ÁreasTemáticas>>
    Certificação
 

 
 

 
 

 
 
 
 

CERTIFICAÇÃO

Produtos
Compete ao IPQ instituir e gerir marcas nacionais de conformidade, nomeadamente a marca Produto Certificado.
A marca Produto Certificado, quando colocada num produto, assegura a conformidade deste com a norma ou especificação técnica que lhe é aplicável, assegurando que o mesmo foi produzido por um fabricante que dispõe de um sistema de controle da produção adequado.
O Instituto Português da Qualidade, através do Despacho nº 15669, publicado no Diário da República II Série, Nº 188, de 13 de Agosto de 1999, delegou na Associação para a Certificação de Produtos (CERTIF), a competência para efectuar a certificação de produtos, atribuindo a Marca Nacional de Conformidade com as Normas para produtos certificados, correntemente designada "Marca Produto Certificado".
Assim, a concessão da Marca Produto Certificado deve ser requerida a:

CERTIF, Associação para a Certificação de Produtos
Rua António Gião, nº 2
2829-513 Caparica
Telef. 212948177/8
Fax. 21294816

Empresas
A certificação de sistemas de garantia da qualidade consiste na demonstração de que um processo de produção de determinado produto ou serviço está em conformidade com uma das normas de garantia da qualidade NP EN ISO 9001, 9002 ou 9003.
As normas da série ISO 9000 são de tal modo genéricas e globais que permitem a qualquer tipo de empresa, desde uma empresa industrial fabricante de material eléctrico ou de componentes para automóvel, a uma empresa de serviços na áreas, por exemplo, da informática ou da hotelaria, utilizá-las como instrumento-base para a implementação de um sistema de garantia da qualidade e posterior certificação.
A certificação de sistemas da qualidade, no âmbito do SPQ (Sistema Português da Qualidade) é atribuída por Organismos de Certificação Acreditados (OCA), com base em auditorias da qualidade efectuadas por auditores qualificados e dá lugar à emissão de um certificado de conformidade.