ASSOCIAÇÃO COMERCIAL INDUSTRIAL GUIMARÃES
Rua da Rainha Dª Maria II, 58 - 4800-333 GUIMARÃES * info@acig.pt * Tel.: 253 420 222 * Fax.: 253 523 391
 Informações>>
  Proj/Participações
 

 
 

 
 

 
 

 

• SIPIE - Sistema de Incentivos a Pequenos Iniciativas Empresariais

A ACIG é uma das associações empresariais credenciadas no âmbito da rede RIAP - Rede de Informação e Acompanhamento de Promotores, constituída para acompanhamento físico dos projectos apoiados no âmbito de uma das medidas do Programa Operacional da Economia, o SIPIE. Esta rede abrange, em termos territoriais as regiões NUT II do Minho-Lima, Cávado, Ave, Tâmega, Grande Porto, Entre Douro e Vouga, Alto Trás-os-Montes e Douro, sendo composta por 19 associações empresariais que, através desta parceria, prestam um serviço de acompanhamento técnico aos promotores do SIPIE.

• Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do Vale do Ave

Criado no âmbito do Programa PRODEP III, este centro pretende melhorar a imagem dos recursos humanos da região, através do reconhecimento, validação e certificação de competências adquiridas pelas pessoas em diferentes contextos de vida.

• Projecto FINESTRA

O Projecto FINESTRA é um programa comunitário constituído por diversos parceiros europeus que possui como principal objectivo a promoção e o desenvolvimento regional, através de quatro linhas mestras de orientação, denominadas equipas operacionais, que actuam nas seguintes áreas: turismo e desenvolvimento rural; serviços comuns às PME; transportes e mobilidade; instrumentos administrativos e financeiros de apoio às empresas de menor dimensão.
No que concerne ao projecto português, a área de implementação do projecto é o Vale do Ave, através da participação activa, nos diferentes domínios enunciados, de diversas instituições e empresas locais.

• Programa Formação PME

O Programa Formação PME é um projecto de apoio às pequenas e médias empresas da responsabilidade da AEP - Associação Empresarial de Portugal, a qual delega a execução das principais acções e actividades associados ao projecto em instituições reconhecidas para o efeito. A ACIG é uma dessas instituições, tendo a seu cargo o desenvolvimento de acções que visem a melhoria e a modernização da gestão e o reforço das competências dos gestores e colaboradores das PME objecto de intervenção.
Este programa assenta em dois tipos de intervenção: a promoção de práticas de diagnóstico e a análise estratégica das PME e o reforço da qualificação dos recursos humanos.
Neste momento a ACIG é responsável pela intervenção em 13 empresas de pequena e média dimensão, sediadas na região do Vale do Ave.

• PROMINHO - Competitividade Empresarial

O PROMINHO é um programa regional de intervenção sobre os factores de competitividade das empresas. Este projecto assume-se como fundamental, no âmbito da promoção e dinamização de acções de apoio ao tecido empresarial, em áreas estratégicas essenciais à competitividade, traduzidas em quatro medidas a implementar: observatório económico e social; intervenção global de informação e apoio especializado às PME; insígnia da qualidade; e comércio no espaço rural do Minho.

• URBCOM - Sistema de Incentivos a Projectos de Urbanismo Comercial

O URBCOM é um programa de incentivos no âmbito do Programa Operacional da Economia. Trata-se de um projecto crucial de revitalização comercial para Guimarães, onde a ACIG aposta em três vertentes distintas, porém, complementares se tivermos em linha de conta que este projecto representa uma oportunidade singular na modernização e dignificação do tecido comercial local. Neste momento as áreas em que a ACIG está empenhada são: credenciação da associação como organização responsável pelo acompanhamento de projectos; execução da proposta, já apresentada junto dos serviços competentes, do prolongamento da zona de intervenção a três áreas distintas (artérias da cidade, Caldas das Taipas e Pevidém); realização do projecto promocional de animação comercial do centro histórico de Guimarães.

• UNAVE - União das Associações Empresariais do Vale do Ave

A ACIG é membro efectivo da UNAVE, instituição que une na mesma alçada as diferentes associações comerciais e industriais da região do Vale do Ave. A UNAVE funciona no edifício sede da ACIG e desenvolve um conjunto de actividades das quais se destacam: organização e gestão local do Programa de Estágios Profissionais do I.E.F.P.; participação no Tribunal Arbitral do Vale do Ave; accionista da ADRAVE - Agência de Desenvolvimento Regional do Vale do Ave, com sede em Famalicão.

• Parque de Ciência e Tecnologia - Pólo do Ave

A ACIG foi convidada a integrar a sociedade gestora desta estrutura, um projecto fundamental para fortalecer e habilitar a indústria instalada na região, sedear novas indústrias e atrair técnicos qualificados e mão-de-obra especializada.
Para esta associação, a concretização deste projecto, instituído há mais de 11 anos, é um culminar de um processo moroso e controverso que, finalmente chegou a bom porto.

• EXPOGuimarães - 1ª e 2ª Feira Multisectorial de Guimarães

A ACIG associou-se à régie-cooperativa Tempo Livre na organização da EXPOGuimarães, que tem como principal objectivo, dar a conhecer o que de melhor se produz e comercializa no concelho, englobando num só espaço comércio, indústria, serviços e turismo.

• Comissões e Conselhos Permanentes

o Membro do Conselho Municipal de Segurança
o Membro da Assembleia da Escola Secundária Francisco de Holanda
o Membro da Assembleia da Escola Secundária Martins Sarmento
o Membro do Conselho Pedagógico do TEIP
o Membro do Conselho Consultivo da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho
o Membro do Conselho Consultivo do SIDVA - Sistema Integrado de Despoluição do Vale do Ave
o Membro do Conselho da Bacia do Ave
o Membro da Rede Social
o Membro do PEETI - Programa de Eliminação da Exploração do Trabalho Infantil
o Promotor do CRVCC - Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências do Vale do Ave.

• Comissões AD-HOC

o Comissão das Festas Gualterianas
o Membro do Júri da prova de Aptidão Profissional da Escola Profissional Profitecla
o Membro do Júri dos Trofeus Fundação (Rádio local de Guimarães)
o Membro da Comissão Consultiva do Dia Europeu sem Carros

• Participação da ACIG em Estruturas Associativas

o UEMinho - União Empresarial do Minho
o CEN - Conselho Empresarial do Norte
o Conselho Superior Associativo da AEP
o Confederação do Comércio Luso-Galaica


• Outros

o Membro de pleno direito como representante patronal na Negociação Contratual do Contrato Colectivo de Trabalho Vertical