ver todas

mensagem

da Direcção

Caros Empresários

 

Após as eleições decorridas no passado dia 25 de Maio, os novos Órgãos Sociais desta Associação tomaram posse, numa cerimónia simples mas plena de significado, tendo em conta os objectivos do novo elenco.

 

A nova Direcção, coadjuvada pelos outros órgãos, pretende reforçar o associativismo empresarial vimaranense, convicta que, só com uma Agremiação forte, poderemos assumir uma voz mais activa, reivindicando para o nosso território estruturas e apoios necessários e condizentes com o impacto socio-económico que as empresas representam na economia regional e nacional.

 

Assim, apelamos ao reforço do número de associados, só possível com uma forte adesão das empresas e empresários, como forma de incrementar maior participação e consecutivamente maior responsabilidade no alinhamento da associação no interesse publico.

 

A ACIG quer estar na solução das grandes questões que se colocam no quotidiano e no futuro das empresas; correspondendo às expectativas e solicitações que forem colocadas, sejam elas de pequena ou grande escala.

 

Temos objectivos e ideias, que queremos partilhar com todos; estamos disponíveis e convictos que a associação será uma mais-valia para fortalecimento do nosso tecido económico; Queremos estabelecer protocolos de cooperação com empresas e instituições, publicas e privadas, para a modernização tecnológica, designadamente iniciativa Indústria 4.0, dando suporte à estratégia nacional para a digitalização da Economia.

 

Contamos consigo e com a sua empresa para levar mais longe o nome das Empresas desta região; A nova Direcção quer assumir-se mais próxima de todos, mais proactiva, mais assertiva e mais representativa.

  

A Direcção

Associados

A Missão da ACIG é servir as empresas e os empresários de Guimarães e, por maioria de razão, os seus próprios Associados.

O número de Associados que a ACIG tem, marca também o grau da sua representatividade e as receitas provindas da quotização são importantes para a sustentabilidade financeira da Instituição.

 

ACIG

Somos a mais antiga associação da sociedade civil vimaranense e uma das mais antigas associações empresariais do país.

Ao longo dos 150 anos, cujas comemorações estamos a iniciar, muitos dos acontecimentos mais relevantes do concelho, de forma mais ou menos substancial, cruzaram-se com o nosso historial.

Orgulhamo-nos do nosso passado, dos nossos sócios honorários, cidadãos ilustres de Guimarães, da nossa história associativa.

Instalações

Possuímos um belo edifício barroco, do Séc. XVIII, com múltiplas funcionalidades.

É amplo, com 1.800 m2, renovado e ampliado, versátil porque permite até 6 utilizações simultâneas independentes.

O Salão Nobre tem capacidade para 100 lugares e o Salão Multifunções tem capacidade para 150 lugares.

O edifício está disponível para as actividades correntes da ACIG, para cedência ou aluguer aos Associados, para cedências institucionais e alugueres a outras empresas. 

Actividades

Desenvolvemos múltiplas actividades para o tecido empresarial vimaranense, nomeadamente as que interessam aos nossos Associados.

Há também actividades em conjugação com outras Associações congéneres, bem como parcerias com Instituições locais e regionais, nomeadamente com o nosso Município.

 

ver todas

Guimarães

O Concelho interessa-nos como um todo, “tudo tem a ver com tudo”: Guimarães económico, social, cultural, histórico, patrimonial, turístico, simbólico.

Interessa-nos, nomeadamente, o que é de facto estratégico e estruturante; importa-nos o que tem a ver com a nossa identidade, procuraremos dar visibilidade a todos os bons exemplos que vão acontecendo no concelho e que, por isso, também contribuirão para uma relevante auto-estima colectiva.

ver todas

Lista de Regalias

Lista de Regalias

Os Serviços disponíveis para os Associados são, todos, gratuitos, o que juntamente com os benefícios constantes do Livro de Regalias (que estamos a ultimar) convertem o estatuto de Associado, como largamente compensador e interessante.

Ficha de Inscrição

     

Empresa
Representante

 

Sinópse Histórica

Sinópse Histórica

Criada a 3 de Outubro de 1865, por alvará régio, a ACIG tem assumido ao longo dos seus 150 anos de existência, um papel determinante no desenvolvimento do tecido económico local e regional.
São exemplos:

  • A Exposição Industrial Concelhia de 1884;
  • A Exposição Agrícola e Mercado Especial das Indústrias Vimaranenses em 1910;
  • A Exposição Industrial e Agrícola de Guimarães em 1923;
  • A Exposição Industrial e Agrícola de Guimarães em 1953.


As Festas Gualterianas têm também uma muito forte ligação com a ACIG: a Marcha Gualteriana foi nossa iniciativa e durante grande parte do Séc. XX fomos os responsáveis pela sua organização.

A ACIG tem sabido, igualmente, merecer um relacionamento especial com cidadãos a quem a cidade também está grata.
Por isso foram nomeados sócios honorários cidadãos ilustres como:

  • Abel Cardoso (1887/1964) - Pintor                
  • Alberto Sampaio (1841/1908) - Historiador            
  • Alfredo Pimenta (1882/1950) - Historiador, poeta, escritor            
  • Avelino da Silva Guimarães (1841/1901) - Advogado, jornalista        
  • Conde de Margaride (1836/1919) - Político, governador civil, provedor    
  • Eduardo de Almeida (1884/1958) - Advogado, político, jornalista, escritor
  • João Franco (1855/1929) - Estadista, direito
  • Joaquim de Meira (1858/1931) - Médico, escritor
  • José Luís de Pina (1874/1960) - Arqueólogo, professor de desenho
  • Padre Gaspar Roriz (1865/1932) - Padre, jornalista, poeta

A ACIG é responsável / proprietária de dois dos mais antigos e maiores centros de formação de Guimarães:

  •  O Centro de Formação CFIG, desde 1986 e
  •  A Escola Profissional CISAVE, desde 1991


Até ao presente, já formaram cerca de 15.500