ver todas

mensagem

da Direcção

 

 

A 3 de Outubro de 2015, a Associação Comercial e Industrial de Guimarães celebra o seu 150º Aniversário: são muitos anos em prol da economia e das gentes de Guimarães.
Somos das mais antigas associações empresariais do país.

Muitos dos momentos cruciais para Guimarães, durante este período, passaram pela ACIG.

Como concelho, orgulhamo-nos de sermos a terra de D. Afonso Henriques, da Fundação de Portugal e da sua primeira capital; orgulhamo-nos do muito edificado classificado, do Centro Histórico que é Património da Humanidade; sabemos do nosso potencial turístico que se reflecte nos dois museus que são dos mais visitados do país; como cidade universitária (Universidade do Minho) queremos fortalecer e multiplicar a reciprocidade de mais valias.

Orgulhamo-nos por sermos o concelho mais industrial do país: têxtil, confecção, curtumes, calçado, metalomecânica, ourivesaria, frio, etc.

Indústria competitiva, com um verdadeiro património de saber-fazer, acumulado: fortemente exportadora; 4º maior concelho com saldo positivo, de exportações-importações.

São de facto muitos recursos potenciais e/ou concretizados; mas, em contraste, sendo um concelho com baixo poder de compra, o nosso grande objectivo é, naturalmente, contribuirmos para converter tantos recursos na melhoria do Índice de Poder de Compra Concelhio.


Manuel Martins
Presidente da Direcção

 

Associados

A Missão da ACIG é servir as empresas e os empresários de Guimarães e, por maioria de razão, os seus próprios Associados.

O número de Associados que a ACIG tem, marca também o grau da sua representatividade e as receitas provindas da quotização são importantes para a sustentabilidade financeira da Instituição.

 

ACIG

Somos a mais antiga associação da sociedade civil vimaranense e uma das mais antigas associações empresariais do país.

Ao longo dos 150 anos, cujas comemorações estamos a iniciar, muitos dos acontecimentos mais relevantes do concelho, de forma mais ou menos substancial, cruzaram-se com o nosso historial.

Orgulhamo-nos do nosso passado, dos nossos sócios honorários, cidadãos ilustres de Guimarães, da nossa história associativa.

Instalações

Possuímos um belo edifício barroco, do Séc. XVIII, com múltiplas funcionalidades.

É amplo, com 1.800 m2, renovado e ampliado, versátil porque permite até 6 utilizações simultâneas independentes.

O Salão Nobre tem capacidade para 100 lugares e o Salão Multifunções tem capacidade para 150 lugares.

O edifício está disponível para as actividades correntes da ACIG, para cedência ou aluguer aos Associados, para cedências institucionais e alugueres a outras empresas. 

Actividades

Desenvolvemos múltiplas actividades para o tecido empresarial vimaranense, nomeadamente as que interessam aos nossos Associados.

Há também actividades em conjugação com outras Associações congéneres, bem como parcerias com Instituições locais e regionais, nomeadamente com o nosso Município.

 

ver todas

Guimarães

O Concelho interessa-nos como um todo, “tudo tem a ver com tudo”: Guimarães económico, social, cultural, histórico, patrimonial, turístico, simbólico.

Interessa-nos, nomeadamente, o que é de facto estratégico e estruturante; importa-nos o que tem a ver com a nossa identidade, procuraremos dar visibilidade a todos os bons exemplos que vão acontecendo no concelho e que, por isso, também contribuirão para uma relevante auto-estima colectiva.

ver todas

Lista de Regalias

Lista de Regalias

Os Serviços disponíveis para os Associados são, todos, gratuitos, o que juntamente com os benefícios constantes do Livro de Regalias (que estamos a ultimar) convertem o estatuto de Associado, como largamente compensador e interessante.

Ficha de Inscrição

     

Empresa